Como Organizar Um Retiro Espiritual
15 jul 2019

Como Organizar Um Retiro Espiritual

O ritmo acelerado nas cidades superpopulosas que enfrentam diariamente os problemas típicos do crescimento desordenado, como por exemplo, o trânsito caótico, correria diária, e estresse, o cansaço físico e emocional tem tornado a prática do retiro espiritual muito comum. 

Nesse tipo de atividade busca-se um momento de descanso, afastado da agitação urbana, de reflexão, de revigoramento de forças; de estabelecimento de novos vínculos, estreitamentos de amizades e fortalecimento do lado espiritual para se manter saudável espiritual e mentalmente. 

Talvez já alimente há algum tempo o desejo de realizar uma atividade nesse molde ou tenha despertado interesse ao ler o presente texto, mas sente que sua falta de experiência em promover um retiro espiritual esteja refreando essa vontade. 

Saiba que é bem menos complicado que imagina.  

Basta um pouco de planejamento e organização. 

Veja algumas dicas para realizar um retiro espiritual: 

Objetivo 

Estabeleça um objetivo claro a seu retiro espiritual. 

Isso é importante para que as pessoas sintam que vão dedicar o seu tempo em busca de uma meta alcançável. Do contrário poderão ficar desestimuladas a participar por entenderem que será um desperdício de tempo. 

Alguns exemplos de objetivos: 

  • Descanso mental; 
  • Paz interna; 
  • Fortalecimento espiritual; 
  • Reflexões sobre objetivo de vida; 
  • Estreitar união familiar. 

É importante deixar claro que o retiro espiritual se apresenta como um caminho, um começo para se alcançar um objetivo e não uma solução garantida para problemas específicos. 

Cronograma 

Prepare um cronograma para preencher o dia ou os dias de duração do retiro espiritual. Isto evita ociosidade e desencontros aborrecedores. 

Estabeleça horários para as refeições, descansos e atividades, sempre dando margem de meia hora, ao menos, para cobrir eventuais imprevistos. 

Delegue atividades 

Para não ficar sobrecarregado no dia do retiro espiritual, distribua tarefas de acordo com a hierarquia de sua organização. Decida quem ficará responsável pelo equipamento de som, transporte, inscrições, limpeza, pelo ciclo de palestras, das gincanas, alimentação e outras atividades que seu cronograma contemplar.    

Local  

É importante ter definido o número de participantes do retiro espiritual para poder determinar o tamanho do espaço que deverá contratar e a estrutura adequada em prol do melhor conforto dos inscritos.  

Procure saber se o espaço já oferece alimentação, a quantidade de banheiros disponíveis, leitos, lugares de recreação, locais adequados para palestras e reflexões individuais. 

Inscrições 

Estabeleça um prazo confortável para iniciar as inscrições do retiro espiritual. Muitas pessoas podem ser pegas desprevenidas se avisadas muito próximo da data do evento do retiro espiritual. 

Tente iniciar o período de inscrições com pelo menos 3 meses de antecedência. 

É também prudente colocar uma taxa adicional do valor da inscrição no caso de pessoas que queiram participar depois de encerrado a fase de preenchimento de vagas, porque é rotineiro que alguns se lembrem do evento somente após a data de vencimento. 

Divulgação 

O sucesso de qualquer evento depende de uma boa campanha de divulgação. Solicite que todos os membros de sua organização divulguem entre amigos e familiares por meio de redes sociais. 

Espalhe o projeto e seus objetivos pela vizinhança, no trabalho e em instituições parceiras. 

Para a realização de um retiro espiritual é necessário que se tenha um objetivo claro definido, um cronograma de atividades, delegação de tarefas, prazo razoável para as inscrições, uma boa campanha de divulgação e um local adequado, com infraestrutura, segurança e sem poluição sonora. 

Caso esteja a procura ou precise de sugestões de bons locais para a realização de um retiro espiritual, conheça os serviços e instalações do Sítio Vale das Flores, de Guararema, SP, a 50 minutos da capital. 

 

 

 


mm
Sítio Vale das flores

O Sítio Vale das Flores é uma empresa familiar que atua no mercado de eventos a mais de 10 anos. Localizado na bela e turística cidade de Guararema (Pérola do Vale do Paraíba), encontra-se a apenas 50 min de São Paulo (capital).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 9 =

Reservar Data

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

DDD: Numero:
oitimvivoclaro

Evento:

Data:

Sua mensagem