Dicas para retiro espiritual no Carnaval Como organizar
27 nov 2019

Dicas para retiro espiritual no Carnaval Como organizar

Se você faz parte da população que não é muito fã de todo o barulho e festa que o Carnaval proporciona todos os anos, e prefere ficar em um lugar mais calmo e aconchegante, confira esse post onde separamos algumas dicas acerca de onde encontrar Retiros Espirituais no Carnaval.

O primeiro passo é escolher o lugar onde o acampamento vai acontecer.

Há várias sítios e chácaras indicados para esse tipo de atividade. Após escolher a cidade/lugar é hora de confirmar entre os fiéis ou interessados quem vai, de fato, para o retiro. Faça uma lista e confirme através de whatsapp ou ligação quem pretende comparecer.

Em seguida, é hora de ver o meio de transporte.

Se forem muitas pessoas, às vezes, é melhor alugar um ônibus ou uma van onde todos poderão ir juntos e não correr o risco de ninguém chegar antes ou depois.

Verificado quem vai participar, bem como o meio de locomoção até o local escolhido é hora de fazer as malas e organizar a alimentação. Em geral, os retiros são organizados de uma maneira em que cada pessoa ou grupo familiar contribui com algum tipo de alimentação. Normalmente, essa é a melhor forma, pois não fica caro para ninguém.

Por fim, é hora do organizador começar a organizar as atividades que irão acontecer no retiro. É interessante fazer uma espécie de reunião para apresentar a proposta das atividades aos participantes.

Esta reunião você vai tratar dos seguintes temas:
Apresentação da proposta – nessa parte você vai explicar os objetivos do acampamento, a importância, viabilidade e oportunidades futuras;

Escutar a opinião do grupo e considerar suas críticas

A melhor forma de conseguir união do grupo para organização do acampamento é construir junto com ele as ideias, metas e atividades que vão orientar suas ações;

Amadurecer a ideia do acampamento junto com o grupo

Faça isso pensando como seriam as programações diárias, temas de estudo, principais dificuldades, meios de arrecadação financeira, transporte, segurança, alimentação, etc. Ou seja, tudo o que foi planejado será passado para o grupo.

Uma vez que tudo isso esteja acertado, é hora de fazer algumas contas. Quanto ficará para cada pessoa investir a acomodação, transporte e alimentação. Retiros espirituais não costumam ser muito caros, mas talvez as atividades exijam algum tipo de investimento como compra de materiais para as gincanas e brincadeiras. Nesse caso, você deve verificar se sua igreja ou responsável pelo patrocínio do evento irá providenciar o dinheiro ou se tudo será dividido entre os participantes
Em geral, os retiros espirituais possuem uma programação mais devocional. Essa programação pode acabar variando de igreja para igreja, de religião para religião, mas a essência e objetivo continuam os mesmos. No retiro, a pessoa irá buscar evoluir espiritualmente, crescer como pessoa e isso será possível através das atividades que irão acontecer no local.

Os retiros costumam durar menos tempo que os acampamentos espirituais, normalmente um fim de semana, sendo realizado até mesmo na cidade local. Toda a programação é voltada para despertar a necessidade de um relacionamento mais íntimo com Deus ou divino.

Algumas atividades que podem ser feitas durante o retiro são:

Noites temáticas como noite árabe, brega, das cores, do pijama…

Divida os jovens em equipes. Além de atividades desportivas, elas devem ficar responsáveis por algumas tarefas, como organização e limpeza do local. A limpeza do local é um fator muito importante, você pode organizar equipes para limpar tudo de forma revezada

Crie uma moeda . Quem realizar determinada tarefa ganhará uma moeda. No fim do evento, faça um grande leilão com alguns brindes. Você pode arrecadar os brindes com os participantes antes de irem para o retiro. Faça uma espécie de coleta e então à medida que as atividades forem acontecendo os vencedores acumulam moedas.

Conheça o Sítio Vale das Flores https://sitiovaledasflores.com.br/


mm
Sítio Vale das flores

O Sítio Vale das Flores é uma empresa familiar que atua no mercado de eventos a mais de 10 anos. Localizado na bela e turística cidade de Guararema (Pérola do Vale do Paraíba), encontra-se a apenas 50 min de São Paulo (capital).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reservar Data

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

DDD: Numero:
oitimvivoclaro

Evento:

Data:

Sua mensagem